Sob a bandeira do BABELFISH 7, o Rapid Capabilities Office (RCO) da Royal Air Force demonstrou novas tecnologias que oferecem uma mudança radical na distribuição de informações quase em tempo real e segura.
Trabalhando em colaboração com os parceiros da indústria, Airbus e AirTanker, e utilizando a NEXUS Data Platform e o RAVEN Virtual Communications Node, este novo sistema permite que a inteligência seja extraída de uma variedade de fontes, seja do espaço, um Intelligence Surveillance Reconnaissance (ISR) aeronave, um navio no mar ou sistema baseado em terra e processado para fornecer uma imagem de inteligência combinada de detalhes até então incomparáveis em tempo quase real.

Para melhor ilustrar a nova tecnologia, os Diretores de Capacidade de todas as três Forças Armadas e representantes de outros Departamentos do Governo foram convidados a bordo de uma RAF Voyager , a aeronave Multi Role Tanker Transport da RAF, para um evento de demonstração.
Este tipo de arquitetura de informação pode ser entregue perfeitamente para Terra, Mar e Ar a partir de um veículo, mochila, navio ou aeronave, mas a demonstração buscou mostrar como o sistema funcionava nos ambientes mais exigentes, comprovando que se é viável configurar um novo sistema Information Advantage a 25.000 pés.

O RCO carregou manualmente seus sistemas implantáveis a bordo e se conectou ao novo feed de comunicações via satélite, demonstrando um Quadro Operacional Comum em tempo real, em apenas alguns minutos.
Os parceiros da indústria, Airbus e AirTanker, investiram em conjunto na atualização do Sistema de Comunicações por Satélite em um Voyager , permitindo que a aeronave atue como um nó de comunicações aerotransportado enquanto opera simultaneamente suas tarefas de reabastecimento ar-ar.
Esta modificação, que inclui comunicações atualizadas por satélite, foi totalmente certificada e permanece na aeronave, disponível para uso operacional futuro quando necessário.
O Laboratório de Experimentação de Informações Aéreas da RCO continua a trabalhar com parceiros de toda a Defesa para apoiar os testes e experimentação de Integração de Multi-Domínio.
Fonte: RAF