Um caça Rafale M da Aviação Naval da França fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Malta na noite do último domingo (06). O caça, que faz parte das aeronave embarcadas no porta-aviões Charles de Gaulle, não conseguiu chegar ao seu destino final pois o bocal da sonda de reabastecimento em voo quebrou.
O incidente foi confirmado pela Marinha sa e pela istração do aeroporto. Segundo esta última, o caça pousou no local às 19h30, pois não tinha combustível suficiente para completar sua viagem.
https://www.facebook.com/horizonmalta/posts/902766007077854
Após o pouso, a aeronave taxiou até o Pátio 2 do aeroporto. Na mesma noite, um helicóptero NH90 NFH Caïman, também da Marinha sa, levou peças e uma equipe de técnicos para reparar o caça. Após o conserto, o Rafale decolou por volta de 00h16 com proa para o leste, retornando ao porta-aviões. A movimentação das aeronaves foi registrada pelas páginas Malta Spotting Page e Horizon.
Localizada na frente da aeronave, a sonda (também chamada de probe) permite que o caça receba combustível de outra aeronave em voo, aumentando sua autonomia Dependendo das distâncias a serem cobertas, a operação se torna de extrema importância, como é caso dos aviões navais, que voam no meio do mar onde não há qualquer aeroporto por perto.
https://www.facebook.com/maltaspotter/posts/457722586045306
O porta-aviões nuclear Charles de Gaulle (R91) está desde o dia 01 cumprindo sua primeira viagem operacional de 2022. O deslocamento, chamado CLEMENCEAU 22, leva o navio e seu grupo de batalha para Mar Mediterrâneo, onde operará com embarcações de outros países, incluindo o porta-aviões nuclear USS Harry Truman da Marinha dos EUA.
É previsto que parte do grupo, incluindo navios e aeronaves, entre no Mar Negro, região que é parte do teatro de tensões na Europa, por conta da possibilidade de uma grande invasão russa na Ucrânia. Neste momento, seis navios de desembarque da frota russa estão se deslocando no Mediterrâneo para entrar no Mar Negro.
https://twitter.com/MIL_STD/status/1491052703371333639
O porta-aviões francês carrega 20 caças Rafale M, dois aviões de alerta antecipado E-2C Hawkeye, dois helicópteros Dauphin/Panther e um NH90 NFH Caïman O componente francês do grupo é chamado de Task Force 473 (TF 473).