República Checa encomenda oficialmente dois aviões de transporte militar Embraer C-390 Millennium

República Checa encomenda oficialmente dois aviões de transporte militar Embraer C-390 Millennium

O Ministério da Defesa Tcheco anunciou a compra de dois aviões C-390 Millennium, por um valor de € 446 milhões. A medida aumentará a capacidade de transporte médio do exército, além de fornecer recursos para evacuação, reabastecimento e combate a incêndios.

PUBLICIDADE

Fabricado pela Embraer, o C-390 Millennium permitirá que os militares da República Tcheca aumentem sua capacidade de transporte pesado, evacuação em crises e participação em missões militares e humanitárias no cenário internacional.

“O Exército da República Tcheca tem uma necessidade de longo prazo de fortalecer sua capacidade de transportar cargas mais pesadas e volumosas por distâncias maiores ou de garantir o transporte de pessoas de áreas de crise” explicou Jana Černochová, Ministra da Defesa, ressaltando que a piora na segurança global torna urgente a compra dessas aeronaves, com a primeira delas prevista para estar em operação no próximo ano.

“As recentes evacuações do Afeganistão e do Sudão destacaram a necessidade de capacidades de transporte aéreo aprimoradas”, acrescentou Černochová.

Um componente essencial do acordo é o Acordo de Cooperação Industrial (ICA) entre o Ministério da Defesa Tcheco e a Embraer, que incluirá a participação da indústria local na fabricação e manutenção do C-390 Millennium. O contrato, avaliado em mais de € 74 milhões, beneficiará empresas tchecas como a Aero Vodochody Aerospace e a LOM Praha.

A Aero Vodochody, participante do programa C-390 desde 2011, fabrica componentes como a fuselagem traseira, portas, rampa de carga e bordas de ataque. Com o novo acordo, seu papel será ampliado, aumentando a produção de peças na República Tcheca e gerando empregos locais. Já a LOM Praha, empresa estatal, será responsável pelo gerenciamento do ciclo de vida do C-390, adquirindo experiência na manutenção de aviões de transporte militar de nova geração.

Atualmente, a Força Aérea Tcheca opera uma frota de aviões de transporte menores, incluindo seis CASA C295M e quatro Let L-410 Turbojets, de fabricação nacional.

Leia também: 

PUBLICIDADE