Prestes a operar o Airbus A321F, foram reveladas as primeiras matrículas das maiores aeronaves da Azul para o transporte exclusivo de cargas, que deverão entrar na frota somente no primeiro semestre de 2025.
Conforme as informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da ANAC, a Azul reservou as matrículas PS-AJA (MSN 2741) e PS-AJB (MSN 2759).
O futuro PS-AJA é uma aeronave com pouco mais de 18 anos e operava anteriormente pela China Southern Airlines (B-6267), sendo reada para a AerCap recentemente sob a matrícula OE-IAW. Curiosamente, a aeronave já foi convertida para cargueira (P2F), mas encontra-se estocada desde março no Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyun, na China.
O PS-AJB por sua vez conta 18 anos de operações e também operou na China Southern Airlines (B-6270). O avião faz parte da AerCap, mas está ando pelo processo de conversão para cargueiro na China. A aeronave encontra-se em Guangzhou desde abril deste ano.
A vinda do A321F é uma opção mais rentável frente aos atuais Boeing 737-400F, que devem ter os seus contratos de leasing não renovados. Na Azul, o A321F contará com a capacidade de transportar até 25 toneladas de cargas em 14 posições paletizadas, aumentando a capacidade para +14,6k toneladas por ano.
Leia também: