O Governo da Romênia confirmou hoje sua intenção de adquirir 32 aeronaves Lockheed Martin F-35 Lightning II de 5ª geração assinando uma Carta de Oferta e Aceitação (LOA) por meio de uma Venda Militar Estrangeira do governo dos EUA. Esta decisão marca um marco significativo na estratégia de defesa da Romênia e seu compromisso em manter uma força militar robusta e avançada.
“Por quase 30 anos, a Romênia e a Lockheed Martin têm sido parceiras de defesa e segurança”, disse Bridget Lauderdale, vice-presidente e gerente geral do Programa F-35 Lightning II da Lockheed Martin. “A aquisição do F-35 fortalece ainda mais a segurança nacional e a capacidade de dissuasão da Romênia.”
“A crescente presença do F-35 na Europa demonstra a dissuasão baseada em alianças e está estabelecendo a base para a capacidade de poder aéreo de próxima geração da OTAN e das nações aliadas”, disse Mara Motherway, vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Lockheed Martin.
Os F-35s da Força Aérea da Romênia se integrarão às frotas F-16 existentes, aprimorando as capacidades únicas e poderosas de cada aeronave e estabelecendo um perfil de defesa fortificado. No ano ado, a Lockheed Martin e os governos da Romênia e da Holanda estabeleceram o Centro Europeu de Treinamento F-16 (EFTC) na Romênia. As parcerias em vigor no EFTC oferecem treinamento personalizado em um ritmo acelerado, garantindo que os pilotos romenos estejam totalmente preparados para executar suas missões com segurança e eficácia.
Leia também: