A Rostec apresentou neste sábado (13) o perfume Checkmate para divulgar o novo caça Sukhoi Su-75. A fragrância será apresentada junto da aeronave no Dubai Airshow 2021, evento que se inicia no domingo.
No vídeo publicado pela estatal russa em seu canal no YouTube, o narrador fala que “enquanto a maioria joga de acordo com as regras, alguns reescrevem as regras ao seu favor […]. Checkmate é uma fragrância de quinta geração para os mestres do jogo.”
https://youtu.be/dkboS0Fxcws
De acordo com um comunicado da estatal, o vídeo faz referências aos principais recursos e características exclusivas do Su-75.
As linhas douradas do Checkmate fluem suavemente ao longo do contorno de uma peça de xadrez do cavalo.
Uma garrafa em tamanho real aparece através das lâminas rotativas do motor, e a caixa de presente, quando aberta, se desdobra em um tabuleiro de xadrez preto e branco, enfatizando novamente o slogan “Vire o Tabuleiro de Xadrez”.
Attention to the screen! ⚡️👇
A video of the #Checkmate fighter (Su-57) being prepared for the Dubai Airshow.PUBLICIDADE A promising Russian aviation complex is being demonstrated abroad for the first time.#Russia #Sukhoi #Rostec #Su75 #Fighers #Dubai #Airshow #DubaiAirshow pic.twitter.com/9WOtochrAN
— Darko Todorovski (@DarikMk) November 9, 2021
Su-75 é voltado para a exportação
O Su-75 foi apresentado ao público no MAKS 2021. O novo caça da Rússia deve voar em 2023 e entrar em serviço 2026. A aeronave é voltada para exportação e países como Argentina, Índia e Emirados Árabes já foram identificados como clientes em potencial. Segundo o governo russo, o caça deve competir no mercado com o F-35, Dassault Rafale e Saab Gripen E.
Na quinta-feira, foram apresentadas as primeiras imagens do mock-up do caça junto do Su-57, o primeiro jato de Quinta Geração da Rússia. Segundo o portal Life, do Ministério de Comunicações da Rússia, o Su-75 terá alta capacidade de combate. Também é afirmado que o Checkmate tem baias internas maiores, permitindo que “uma ampla gama de armas seja usada em uma configuração imperceptível para equipamentos de detecção.”
Além do Su-75, a Rússia também oferece a versão de exportação do Su-57, chamada Su-57E. O Life também destaca que o Su-57 é a única aeronave stealth pesada disponível para exportação no Mundo.