Rússia poderá fazer cooperação no desenvolvimento do caça furtivo turco TF-X

A Rússia visualiza uma possibilidade de fazer uma cooperação com a Turquia para o futuro caça turco TF-X. A parceria dos russos poderia vir no desenvolvimento de motores, aviônicos, sistemas de bordo, estrutura de aeronaves e sistemas de apoio à vida dos pilotos. A informação veio por meio do chefe do Serviço Federal da Rússia para Cooperação Técnico-Militar da Rússia, Dmitry Shugayev, que concedeu uma entrevista ao canal turco Ekoturk.

PUBLICIDADE

“Nesse sentido, existem áreas potencialmente interessantes, nas quais poderíamos prestar assistência tecnológica, considerando nossa experiência no desenvolvimento e fabricação das aeronaves mais recentes”, afirmou Shugayev.

Concepção artística do TF-X- Foto: TAI

“Temos algo a oferecer no campo de motores de aeronaves – e essas questões foram discutidas – sistemas de orientação e controle a bordo, ergonomia e estrutura da aeronave, tudo relacionado ao equipamento do avião, ao e de vida dos pilotos e assim por diante”, ele disse.

O projeto do caça turco de 5º geração é uma iniciativa nacional da Turquia, o caça que está sendo projetado pela empresa nacional TAI, terá recursos de furtividade e deverá desempenhar missões ar-ar, ar-terra, ar-mar. O TF-X irá substituir os atuais F-16, e poderá ser uma aposta para a renovação da aviação de caça turca, ficando no lugar do F-35A, que seria vendido para a Turquia, mas os EUA cancelou o contrato.

Decolagem de um SU-57. Foto – Reprodução/UAC

Contudo, essa aproximação da Rússia em fazer tal parceria pode ser uma tática para que não haja uma futura concorrência de mercado entre o caça furtivo russo SU-57 com o turco TF-X.