Rússia realiza maior ataque com drones contra a Ucrânia

por Aeroflap

Rússia realiza maior ataque com drones contra a Ucrânia

A Rússia lançou 267 drones contra a Ucrânia na noite do último domingo (23), no maior ataque aéreo registrado desde o início da guerra, segundo a Força Aérea Ucraniana.

PUBLICIDADE

O ataque ocorreu na véspera do terceiro aniversário da invasão russa em grande escala. De acordo com comunicado publicado na rede social Telegram, a ofensiva envolveu drones de ataque Shahed e drones imitadores, partindo de diversas localidades na Rússia e na Crimeia, incluindo Orel, Bryansk, Kursk, Shatalovo, Millerovo, Primorsko-Akhtarsk e Chauda. Além disso, foram lançados três mísseis balísticos Iskander-M/KN-23 da Crimeia.

Os drones impactaram as regiões de Dnipropetrovsk, Odesa, Poltava, Kyiv e Zaporizhzhia. Segundo a Força Aérea Ucraniana, as forças de defesa aérea responderam ao ataque com aviação, tropas de mísseis antiaéreos, unidades de guerra eletrônica e grupos móveis de combate.

Até a manhã de hoje (24), pelo horário local, foi confirmada a derrubada de 138 drones Shahed e outros modelos de ataque. O comunicado também informou que 119 drones imitadores foram neutralizados, sendo que três se dirigiram à Bielorrússia e um à Rússia.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy, publicou uma declaração na plataforma X sobre o ataque, afirmando que a população ucraniana continua a “resistir ao terror aéreo”. Ele classificou a ação como “o maior ataque desde que os drones iranianos começaram a atingir cidades e vilarejos ucranianos”.

Zelenskyy agradeceu às forças de defesa que atuaram na contenção dos ataques e também aos profissionais envolvidos no resgate e atendimento às vítimas. “A guerra continua”, disse. “Todos que podem ajudar na defesa aérea devem trabalhar para fortalecer a proteção da vida humana. Devemos fazer tudo o possível para trazer uma paz duradoura à Ucrânia.”

Ele também informou que, na semana anterior ao ataque, foram lançados na Ucrânia cerca de 1.150 drones de ataque, mais de 1.400 bombas aéreas guiadas e 35 mísseis de diferentes tipos.

Siga nossos canais:

PUBLICIDADE

Para todas as últimas noticias, siga nosso canal no Google News

Canal WhatsApp

Canal Telegram

PUBLICIDADE

x