Uma versão modernizada do caça stealth Sukhoi Su-57 voou pela primeira vez na Rússia em 21/10. Segundo o anúncio da United Aircraft Corporation (UAC), conglomerado estatal aeronáutico, o voo da aeronave de 5ª geração teve pouco menos de uma hora.
O caça foi pilotado por Sergey Bogdan, piloto de testes da Sukhoi Experimental Design Bureau, condecorado com a medalha de Herói da Federação Russa. Em nota, a UAC diz que “um conjunto de equipamentos de bordo com funcionalidade estendida, e inteligente da tripulação e possibilidade de uso de uma ampla gama de novas armas está sendo testado na aeronave.”
Video of a test flight of a modernized Su-57 fighter (bort blue 511). The first flight reportedly took place last week. https://t.co/faMDKWZr17https://t.co/oEKtYRKJou pic.twitter.com/YHPZvGEDgf
— Rob Lee (@RALee85) October 29, 2022
Segundo Yuri Slyusar, diretor-geral da UAC, o e inteligente permite que o computador de bordo do Su-57 execute tarefas de copilotagem, permitindo que o piloto se concentre em funções críticas. A aeronave assume a pilotagem e a preparação do uso de armas. O Su-57 também apresenta um alto grau de automação inteligente em combate.
A estatal também afirma que já “é possível instalar o motor do segundo estágio na aeronave”. O Su-57 usa um par de turbofans Lyulka Saturn AL-41F1, modelo derivado do AL-41F-1S usado pelo Su-35S Flanker-E.
Esta motorização, no entanto, é considerada insuficiente para o jato stealth russo, que deve receber o Saturn Izdeliye 30. Os novos motores, ainda em desenvolvimento. prometem melhorar o empuxo e a eficiência do caça, bem como reduzir os requisitos de peso e manutenção.

O Su-57 é o único avião furtivo em operação com as Forças Aeroespaciais Russas (VKS) , que alega ter operado o modelo com sucesso na guerra contra a Ucrânia. Falando à mídia em outubro, o general Sergei Surovikin afirma que “em termos de qualidade de uso em combate, gostaria especialmente de destacar a aeronave multifuncional Su-57 de quinta geração.” O oficial ainda diz que por ter uma ampla gama de armas, o Su-57 “resolve tarefas multifacetadas de atingir alvos aéreos e terrestres em cada surtida”, disse ele.
Ao todo, 76 aeronaves foram encomendadas, mas a entrega tem ocorrido de forma demorada. O primeiro Su-57 de produção foi entregue à VKS em dezembro de 2021, em meio a um desenvolvimento problemático. A expectativa da UAC é entregar mais um lote de quatro aviões ainda em 2022. Ao mesmo tempo a Rússia investe no desenvolvimento do Su-75, mais voltado ao mercado de exportação.
