Nos atuais ambientes de missão, cada vez mais complexos e em rápida mudança, a guerra eletrônica (EW), como a conhecemos, é uma necessidade para a sobrevivência. Para realmente superar as ameaças, a autoproteção precisa evoluir. As ameaças, sejam elas simétricas ou assimétricas, estão em constante evolução, adaptando-se, tornando-se mais inteligentes e cada vez mais difíceis de detectar.
Para se manter à frente, o sistema avançado da Saab foi especialmente projetado para proteger aeronaves contra uma ampla gama de ameaças, incluindo mísseis guiados por radar, bem como várias ameaças de radiofrequência, infravermelho e laser.
O IDAS 310 vem com diversos recursos importantes, como uma combinação de alertas de aproximação de mísseis, alerta a laser e alerta por radar. Ele é equipado com um controlador EW atualizado, um receptor de aviso de radar que se destaca em ambientes de radiofrequência e equipamentos aprimorados de e e teste de solo para e eletrônico e tarefas de inteligência.
“A estrutura pequena, leve e altamente adaptável do sistema permite a integração eficiente da tecnologia de contramedidas de infravermelho dirigido, garantindo uma proteção de alto nível que permite que o piloto se concentre na missão em questão. Além disso, ele a a implantação do Expendable Active Decoy, aprimorando ainda mais suas capacidades defensivas”, disse Jan Widerström, presidente e diretor geral da Saab Grintek Defence.
Com o IDAS protegendo a retaguarda, é possível estar bem-preparado para as missões mais desafiadoras nos ambientes de ameaças mais exigentes. A solução torna possível voar e esquecer de seus arredores, pois ele detecta automaticamente e combate com eficácia diferentes tipos de ameaças, permitindo que o piloto se concentre somente na execução da missão.
Ao empregar o processamento avançado de sinais digitais para análise de ameaças em tempo real e neutralizar contramedidas, o IDAS-310 oferece excelente consciência situacional. Esse sistema se integra perfeitamente aos sistemas de missão da aeronave, melhorando o fluxo de informações e permitindo que os pilotos tomem melhores decisões.
Leia também:
- Azul defende um modelo de produção e uso do SAF que seja específico para o país
- Air Europa anuncia promo de agens com ida e volta saindo do Brasil a partir de R$ 3.386
- Foz do Iguaçu recebe hoje um avião de expedição que custa quase R$500 mil por pessoa
Via: SAAB