O presidente da Saab Canadá está acusando o governo canadense de ter desrespeitado as regras da licitação do projeto Future Fighter Capability, cujo o F-35 sagrou-se vencedor.
PUBLICIDADE
Em uma audiência com o comitê da Câmara dos Comuns, Simon Carroll, CEO do braço canadense da companhia sueca, disse que as autoridades em Ottawa estavam abordando questões com a Lockheed Martin (fabricante do F-35) e o governo dos Estados Unidos que já deveriam ter sido acordadas durante a licitação.
A vitória do jato de 5ª geração dos EUA foi anunciada em março. O modelo “invisível aos radares” superou o Saab Gripen E, finalista da competição.
Gripen E sueco voando com quatro mísseis Meteor e dois mísseis IRIS-T. Foto: Saab
“Declarações recentes do governo indicaram que o Canadá está negociando custo, cronograma de entrega e benefícios econômicos com nosso concorrente”, disse Carroll ao comitê.
“Não deve haver negociação sobre esses elementos críticos. Esses elementos da resposta dos licitantes deveriam ser comprometidos e avaliados como parte do processo competitivo.” Mais tarde, Carroll acusou o governo de não respeitar o processo que havia sido apresentado à Saab.
Caças F-35 da 48ª Ala de Caça na base aérea de Siauliai, na Lituânia. Foto: USAFE.
Segundo a Radio Canada, a porta-voz da Public Services and Procurement Canada, Michèle LaRose, discordou das afirmações da Saab e disse que o departamento estava seguindo o procedimento correto.
“A fase de finalização ainda está em andamento e está sendo executada conforme especificado nos documentos do concurso”, diz LaRose. “Durante esta fase, o licitante mais bem classificado deve então demonstrar que um contrato potencial atenderia a todos os requisitos do Canadá.”
Mock up do F-35 com cores da RCAF.
A Lockheed Martin se recusou a comentar, dizendo que seria inapropriado dadas as negociações em andamento. A compra dos 88 aviões, avaliada em US$ 19 bilhões, deve ser finalizada ainda neste ano. A previsão é de que os primeiros F-35 canadenses sejam entregues em 2025.
Esta não é a primeira vez que o F-35 é fonte de polêmicas no Canadá. O jato já havia sido selecionado pela Força Aérea Real Canadense em 2010, mas o primeiro-ministro liberal Justin Trudeau se opôs, em 2015, à compra do F-35.
Dois anos depois o Future Fighter Capability foi lançado. Em 2018 a Dassault tirou o Rafale da competição, alegando condições injustas que favoreciam a Lockheed Martin e o F-35. No ano seguinte foi a vez da Airbus se retirar com o Typhoon, novamente sob alegações de favorecimento à Lockheed.
Permaneceram então três aeronaves: o F-35, o Gripen E e o F/A-18 Super Hornet. No final de 2021 o F/A-18, visto como sucessor direto dos CF-188 Hornet, foi excluído da licitação. Segundo o Canadá, o jato da Boeing não atendeu a um requisito não especificado.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou ar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou o técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou o técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou o técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou o que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou o técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.