A Saab foi contratada pela istração Sueca de Material de Defesa (FMV) para o desenvolvimento futuro de aeronaves de caça. O contrato, de aproximadamente 250 milhões de coroas suecas, inclui estudos sobre futuras capacidades de combate aéreo.
De acordo com a Saab, que anunciou o contrato com a FMV nesta quarta-feira (01), o estudo é de natureza preparatória e seu objetivo é ampliar o trabalho sobre como as futuras capacidades aéreas de combate podem ser desenvolvidas e realizadas.
“Estou muito satisfeito por termos recebido este pedido, que permite o desenvolvimento de capacidades futuras”, disse Jonas Hjelm, vice-presidente sênior e chefe da área de negócios Aeronáutica da Saab.

“Isso significa que podemos intensificar nosso trabalho para desenvolver novos conceitos, tecnologias e outros esforços necessários para alcançar capacidade operacional relevante e que prepararão o futuro para as tecnologias de caça da Saab.”
No ado a Saab revelou que estava trabalhando o projeto FS 2020 (Flygsystem 2020), um caça de 5ª Geração com vistas a uso interno e venda para outros países, mas não há novidades sobre este projeto.
Além disso, a Suécia também é parceira do Reino Unido e Itália no programa do BAE Tempest, um caça de 6ª geração. O projeto britânico também visa o desenvolvimento de futuras tecnologias e capacidades para aeronaves de caça do futuro.