Nesse Sábado, dia 12/09, ocorreu na Base Aérea de Brasília presente no aeroporto de Brasília o Sábado Aéreo promovido pela FAB. O evento ocorreu das 9hrs até as 17:30 e contou com cerca de 40 mil pessoas presentes durante todo o dia. Durante o dia tivemos exposições de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), como o C-105 Amazonas, C-95 Bandeirante, além de caças A-1, F-5M e A-29 Super Tucano, além das já conhecidas do GTE (Grupo de Transportes Especiais), o E-190 (Lineage 1000), A319 (conhecido como aeronave presidencial), vários ERJ 145 de transporte do governo, os EMB 120 Brasília que fez 4 voos panorâmicos durante o dia.


Entre outras aeronaves estavam presentes escolas de voo e aeroclubes que operam próximos de Brasília, um destaque ao Zarapa que o Aeroclube de Brasília utiliza, uma aeronave que já foi utilizada para treinamento básico na FAB. Outro destaque foi o novíssimo Legacy 450 da Embraer, a aeronave atual da linha de executivos mais avançada tecnologicamente junto com o Legacy 500. E logo na entrada do hangar que dá o aos pátios o destaque de toda a festa e alvo de várias fotos, o Mockup do Gripen NG, o novo caça que irá compor a frota da FAB daqui a uns anos, e realmente, pelo seu tamanho impressiona a capacidade operacional que ele carrega. O modelo de combate multimissão, é capaz de realizar todas as missões no ar e no solo, incluindo tarefas especializadas de inteligência, vigilância, interceptação e reconhecimento de alvos, e ações de guerra eletrônica.
Para visitação estavam disponíveis as aeronaves Mirage 2000 aposentadas em 2013 pela FAB, o C-130 e o CASA C-295.


A grande presença do público já estava garantida logo nos primeiros minutos do dia, aumentando a cada hora que ava e formando longas filas para visitas de aeronave. Para abrigar essa quantidade de pessoas foi montado um enorme esquema de venda de refrigerantes e água, os preços eram bem condizentes com o tamanho do evento e não houve grandes filas para comprar algo. Mostrando mais uma vez que a FAB fez um show em organização de tudo o que aconteceu.

Claro que no decorrer do dia ocorreu shows aéreos, logo no começo teve agem baixa (várias na verdade) do T-27 antes de ele pousar e assumir sua posição no pátio e por volta de 10 horas da manhã o destaque foi a chegada super barulhenta como sempre dos AMX e F-5, um grande público se formou em frente a aeronave para acompanhar o imenso barulho que provinha dos motores ainda ligados em solo. Ouve 3 seções de paraquedismo, duas com lançamento baixo e uma com lançamento alto, cerca de 8 a 9 mil pés do solo já entrando na densa camada de nuvens. Um pouco antes, quase as 11 horas da manhã, o grave barulho advindo dos motores do C-130 Hércules dava as boas vindas da aeronave ao evento e logo em seguida abrindo visitação, dividindo com o Casa C-295 a fila presente para visitar.
Na parte da tarde o destaque ficou com a rápida e torrencial chuva, como é em Brasília geralmente, e também com a apresentação pontual da Esquadrilha Textor, fazendo uma grande apresentação com narração do Vadico, a voz dos shows aéreos do Brasil, colocando fumaça no já bonito céu de Brasília ao entardecer, aliás as aeronaves da Esquadrilha Textor são bem diferentes do normal, temos o The Cozy que tem asa e motor deslocados para a parte traseira além de canards no nariz da aeronave, o Pitts S2X que é uma aeronave bi-plano e de uma imensa capacidade de motor, e o Slick 540 já bem conhecido por suas configurações acrobáticas. (Galeria de fotos da apresentação abaixo)


Além disso em um hangar separado teve exposições de carros clássicos e antigos, inclusive um Ford Landau presidencial, um luxo de antigamente. Além disso houve exposição de alguns equipamentos militares utilizados em missões de combate e guerra e durante todo o dia teve show com a Banda Clave de FAB. Dentro do principal hangar havia estandes que visavam demonstrar melhor o trabalho da FAB em várias áreas, incluindo Cindacta e Cenipa, outros estandes vendiam itens da Força Aérea e da Esquadrilha da Fumaça, além de várias outras instituições presentes no evento. O corpo de Bombeiros de Brasília fez uma apresentação de resgate utilizando um helicóptero Esquilo para a demonstração, além de um show completo de acrobacias com o pessoal do aeromodelismo.


“Durante boa parte do ano os quartéis são fechados a visitação por segurança, mas é importante que a comunidade conheça nosso trabalho. Essa é uma oportunidade para prestarmos esclarecimentos e mostrarmos as inovações que estão sendo realizadas”, ressalta Antônio Palmela, tenente coronel da Aeronáutica Brasileira.
Deixamos aqui nossos agradecimentos a Força Aérea Brasileira pelo excelente evento e por toda sua equipe organizadora pelo assistência oferecida durante o evento. Esperamos voltar em breve no ano que vem.
Ao nosso público, os dois vídeos já estão em edição, um sairá segunda às 18hrs e outro na terça também às 18. A grande quantidade de foto está sendo editada durante essa semana e pode ser vista e baixada em alta resolução no Flickr do autor.
www.flickr.com/photos/102073386@N06/albums/72157658571970371
Esquadrilha Textor – Sábado Aéreo 2015 – Fotos em HD
www.flickr.com/photos/102073386@N06/albums/72157658575771215
Canal da Aeroflap no Youtube
Mais fotos abaixo…