A Safran Aircraft Engines anunciou hoje um plano de investimento de mais de € 1 bilhão para o desenvolvimento de sua rede global de manutenção, reparo e revisão (MRO) para dar e à crescente frota de motores LEAP ao redor do mundo.
Este investimento massivo expandirá as capacidades de MRO da Safran, permitindo que ela e o aumento antecipado na demanda por serviços de pós-venda LEAP nos próximos anos. O LEAP é o mais recente motor desenvolvido pela CFM International, uma t venture entre a Safran Aircraft Engines e a GE Aerospace. Ele entrou em serviço em 2016 e hoje equipa quase 4.000 aeronaves narrowbody, incluindo a maioria dos aviões de ageiros Airbus A320neo, Boeing 737 MAX e COMAC C919 de nova geração.
“A expansão da nossa rede global LEAP MRO é uma resposta ao tremendo sucesso deste motor, que foi escolhido por cerca de 180 companhias aéreas ao redor do mundo”, disse Jean-Paul Alary, CEO da Safran Aircraft Engines. “Para garantir que acompanhemos o aumento esperado na demanda por e pós-venda, estamos fazendo investimentos sem precedentes para aumentar radicalmente nossa rede global de MRO”, ele continuou. “Voltada para fornecer desempenho industrial de classe mundial, nossa rede de MRO será significativamente expandida globalmente, permitindo-nos fornecer serviços onde os clientes precisam deles, ao mesmo tempo em que minimizamos a pegada de carbono de nossas atividades.”
Esses últimos investimentos permitirão que a Safran Aircraft Engines lide com 1.200 visitas de oficina por ano até 2028. Esse desembolso de capital cobrirá a construção de mais 120.000 metros quadrados de instalações industriais dedicadas ao reparo e manutenção do LEAP, incluindo:
- Um novo site em Bruxelas, Bélgica, que entrou em operação no início de 2024.
- Uma nova instalação em Hyderabad, Índia, que entrará em serviço em 2025.
- Uma segunda oficina de MRO em Querétaro, México, e uma nova plataforma de testes, ambas começarão a operar em 2026.
- Uma nova instalação em Casablanca, Marrocos, com entrada em operação prevista para 2026.
- Expansão das instalações da empresa em Villaroche e Saint-Quentin-en-Yvelines, na França, prevista para 2025 e 2026, respectivamente.
O plano de investimento também abrange o desenvolvimento da rede global de reparos de peças de motor da empresa, incluindo:
- Uma nova oficina de reparo de pás de turbina em Rennes, França.
- Expansão de sua loja de MRO em Querétaro, México.
- Contemplada a aquisição da empresa americana Component Repair Technologies.
Para dar e à expansão de sua rede de MRO, a Safran Aircraft Engines planeja contratar 4.000 pessoas no mundo todo e formar parcerias locais de aprendizado e acadêmicas para garantir a qualificação da equipe em toda a sua organização de MRO.
“As pessoas estão no centro desta grande expansão”, disse Nicolas Potier, vice-presidente executivo de e e serviços da Safran Aircraft Engines. “É por isso que lançamos um ambicioso plano de treinamento com o objetivo de promover uma rede internacional abrangendo todos os campos de trabalho envolvidos em MRO”, ele acrescentou. “Ao desenvolver sinergias entre nossas instalações de MRO, que também estão localizadas perto de nossos outros locais industriais, estaremos posicionados de forma ideal para atingir a melhor qualidade, segurança e desempenho industrial da categoria, ao mesmo tempo em que reduzimos nossa pegada de carbono.”
Leia também: