Os rumores sobre problemas no desenvolvimento dos componentes tripulados dos programas de caça de sexta geração, como NGAD, F/A-XX, Tempest e FACS, têm aumentado nos últimos meses.
No entanto, o Secretário da Força Aérea dos EUA, Frank Kendall, procurou tranquilizar a todos, dizendo que está “absolutamente confiante” de que o NGAD será produzido. O NGAD, ou Next Generation Air Dominance, é o futuro caça de sexta geração da Força Aérea dos EUA, e a Marinha está desenvolvendo o caça F/A-XX.
O The War Zone relatou que, durante a conferência Life Cycle Industry Days em Ohio, Kendall afirmou que o desenvolvimento do caça NGAD está fazendo uma “pausa” de vários meses para permitir que o programa “avalie se o design está correto e garanta que estamos seguindo o caminho certo”.
Kendall também expressou: “Estou absolutamente confiante de que ainda teremos uma aeronave tripulada de sexta geração”. Ele não ofereceu informações atualizadas sobre o cronograma do projeto.
A decisão sobre o contratante principal para o jato secreto da Força Aérea Americana ainda está pendente, com a Lockheed Martin e a Boeing na corrida, já que a Northrop Grumman abandonou a disputa no ano ado.
É importante destacar que o programa NGAD é mais amplo do que o simples desenvolvimento do caça tripulado. Ele também inclui a Collaborative Combat Aircraft, frequentemente referida como drones leais de asa, que estão se desenvolvendo rapidamente. O programa também avança em áreas como armas avançadas, tecnologia de guerra eletrônica, sensores, novos motores a jato e outros sistemas relacionados.
- Aeroporto de Pelotas ganha voos diários para São Paulo a partir de agosto
- Polônia recebe o seu primeiro Embraer E195-E2 pela LOT Polish Airlines
- Fortaleza a a receber voo internacional da LATAM via Santiago