A Sérvia assinou um contrato histórico para adquirir 12 caças Dassault Rafale, avaliados em cerca de € 2,7 bilhões, sendo a primeira compra desse tipo pelo país. A entrega das nove aeronaves Rafale C e três Rafale B está prevista para 2028 e 2029.
A do contrato ocorreu em 29 de agosto de 2024, realizada por Éric Trappier, presidente da Dassault Aviation, e Bratislav Gašić, ministro da Defesa da Sérvia. A cerimônia contou com a presença dos presidentes Emmanuel Macron e Aleksandar Vučić, durante a visita oficial de Macron à Sérvia.
“Em nome da Dassault Aviation e seus parceiros, gostaria de agradecer às autoridades sérvias pela confiança que depositaram em nós ao escolher o Rafale e assegurar-lhes nosso total comprometimento em tornar sua integração às Forças Armadas Sérvias um sucesso”, comentou Trappier.
Com uma frota de combate composta por 11 caças MiG-29 russos e 17 aeronaves de ataque J-22 fabricadas no país, a Força Aérea da Sérvia vem tradicionalmente adquirindo equipamentos da Rússia. No entanto, desde a solicitação de adesão à União Europeia em 2011, a Sérvia tem buscado diversificar seus fornecedores. O interesse pelos jatos Rafale foi inicialmente sinalizado por Vučić em abril de 2022.
A Sérvia recebeu em 9 de abril de 2022 um dos três sistemas de defesa antimísseis FK-3 comprados da China, transportados por seis aviões de carga Xi’an Y-20A. O FK-3 é a versão exportada do sistema HQ-22, que serve ao Exército de Libertação Popular.
Leia também: