No dia 13 de agosto, um Airbus A319 da LATAM Airlines e um Boeing 737-800 da Copa Airlines quase se chocaram no ar nas proximidades do aeroporto de Guayaquil (GYE), no Equador.
De acordo com as informações da mídia local, a torre de controle do aeroporto de Guayaquil alterou o procedimento de entrada do aeroporto após reportarem um bando de pássaros, fechando a pista. Contudo, uma falha de comunicação fez com que o A319 da LATAM e o 737 ficassem próximos um do outro no momento da aproximação.
Segundo os dados do Flightradar24, após o fechamento da pista, é possível notar a aproximação entre as aeronaves, que teve uma possível colisão evitada graças ao sistema de prevenção de colisão de tráfego (TCAS), fazendo com que as mesmas seguissem para direções distintas.
🔴URGENTE: CASI IMPACTAN 2 AVIONES EN EL ESPACIO AÉREO DE @Aeropuerto_AAG Y @DGAC_Ecuador NO ES TRANSPARENTE: (Abro hilo 1/4)
⁃El 13 Agosto 2022 3:00pm 200 pasajeros estuvieron a punto de morir mientras aeronaves se aproximaban a la pista de @aeropuertogye pic.twitter.com/jqNlKFOA04
— Galo Arellano (@Galoecuador) August 20, 2022

Após o ocorrido, a Direção de Aviação Civil do Equador anunciou que está investigando o caso no no Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo, com o afastamento dos controladores de tráfego enquanto durarem as investigações.
O que é um TCAS?
Segundo a ANAC, o TCAS é a sigla estabelecida pela OACI – Organização de Aviação Civil Internacional para o sistema que mostra ao piloto de um avião a posição relativa de outra aeronave voando nas proximidades, sempre que esta estiver com o transponder em funcionamento. Em caso de ameaça de colisão, o sistema indicará, de forma visual e sonora, uma manobra de subida ou descida, necessária para evitar a colisão.
Infelizmente, este sistema ganhou maior notoriedade em 2006 após o trágico acidente do GOL 1907 entre um Embrar Legacy e um 737-800 que se chocaram em decorrência de uma série de erros, incluindo o uso errado do transponder por parte do Legacy, deixando o TCAS inoperante, e assim, as duas aeronaves se chocaram.
Com informações: ANAC