A FAA iniciou uma investigação envolvendo um Boeing 737-800 da American Airlines (N800NN) e um Cessna R182 (N738PG) que estavam próximos do aeroporto de Austin–Bergstrom, no Texas, por quase colidirem. O quase acidente ocorreu na última quarta-feira (16), quando o 737 da American estava realizando a aproximação para o pouso.
Conforme a mídia local, os pilotos da American haviam sidos informados sobre o intenso tráfego na área de aproximação, entretanto, o avião acabou adentrando em uma neblina, ocasionando na aproximação com o Cessna.
Graças ao sistema TCAS (Traffic Collision Avoidance System), sistema de segurança utilizado em aviões para evitar colisões no ar, foi acionado e imediatamente e o 737 realizou um desvio quando estava 120 metros próximo do outro avião.
Por estar voando em baixa altitude (visual) em decorrência da condição climática desfavorável, é bastante provável que o piloto do Cessna não estava utilizando a frequência de aproximação, realizando uma curva inesperada que resultou em rota de colisão com o Boeing 737. Ambas as aeronaves pousaram com segurança, contudo, o Cessna seguiu voo para o aeroporto de Gonzales, no Texas.
Confira a animação abaixo:
Ver essa foto no Instagram
Leia também: