A SpaceX completou neste domingo (13) o quinto teste da Starship, o sistema do maior foguete já construído. A missão alcançou com sucesso o objetivo de trazer o propulsor Super Heavy, a parte inferior da nave, de volta à base de lançamento no Texas.
O propulsor aterrissou na base sete minutos após o lançamento, enquanto a nave tocou as águas do Índico pouco mais de uma hora depois da decolagem.
Mechazilla has caught the Super Heavy booster! pic.twitter.com/6R5YatSVJX
— SpaceX (@SpaceX) October 13, 2024
“Pessoal, este é um dia para os livros de história da engenharia”, disse um porta-voz da Space X. Esse é o segundo teste em que a cápsula pousa em segurança no mar, mas o primeiro em que o propulsor também retorna para a base de lançamento.
O objetivo de Musk é usar o Starship para levar seres humanos ao planeta Marte, mas a Nasa também aposta em uma versão modificada do veículo para realizar novos voos tripulados até a Lua ainda nesta década.
Ao todo, o superfoguete tem 121 metros de altura, enquanto seu propulsor é duas vezes mais potente que o Saturno V, usado nas missões Apolo nas décadas de 1960 e 1970.
A istração Federal de Aviação (FAA) deu aprovação à SpaceX para o vôo de teste ontem. Originalmente, esperava-se concluir este lançamento no próximo mês, mas a FAA e as suas agências parceiras realizaram as suas avaliações dos preparativos da SpaceX mais rapidamente do que o previsto.
Leia também:
- Azul anuncia novas rotas e aeronave adesivada para celebrar operações na Bahia
- Acidente com helicóptero dos bombeiros em Minas Gerais
- Operação Raízes do Cedro: decola o quarto voo da FAB de repatriação de brasileiros do Líbano