window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

SpaceX lança missão de carga que leva novos painéis solares à Estação Espacial

Estação es

A SpaceX lançou nesta última quinta-feira (03/06) mais uma missão de carga rumo à Estação Espacial Internacional (ISS). O foguete Falcon 9 foi lançado com uma cápsula Dragon Cargo às 14h29 a partir do PAD-39A do Kennedy Space Center, na Flórida.

PUBLICIDADE

O foguete utilizado pela SpaceX para esta missão (CRS-22) não foi utilizado anteriormente, e é totalmente novo de fábrica. O primeiro estágio pousou normalmente em um droneship no meio do Oceano Atlântico.

O acoplamento da cápsula Dragon Cargo com a Estação Espacial está previsto para ocorrer neste próximo sábado (05). A missão está transportando itens para pesquisas na estação, suprimentos para a sobrevivência dos astronautas e instrumentos diversos.

A NASA disse que nesta missão a ISS vai receber um novo conjunto de painéis solares, chamados de  Roll-out Solar Arrays (iROSA). Depois que a cápsula atracar no módulo Harmony da estação espacial, o braço Robótico Canadarm2 irá extrair os arranjos e os astronautas irão instalá-los durante as caminhadas espaciais planejadas para 16 e 20 de junho.

PUBLICIDADE

iROSA ISS Solar Array Ground Deployment from Deployable Space Systems on Vimeo.

Os novos painéis solares são compostos de seções compactas que se abrem como um longo tapete. A tecnologia aprimorada permitiu que o novo forneça uma quantidade maior de energia para a ISS, sem necessariamente aumentar o tamanho do mesmo.

Um outro experimento, também transportado nesta missão, vai pesquisar uma possível espécie mais resistente de algodão. A meta é diminuir a necessidade de água e agrotóxicos para produzir o algodão na Terra.

Cada missão de carga da SpaceX transporta aproximadamente 2500 kg para a Estação Espacial. O próximo lançamento da SpaceX será a missão SXM-8 no domingo, 6 de junho.

PUBLICIDADE

Veja como foi o lançamento no vídeo abaixo, o acoplamento será transmitido pela NASA em seu canal (3º vídeo):

PUBLICIDADE

Pedro Viana

Autor: Pedro Viana

Engenharia Aerospacial - Editor de foto e vídeo - Fotógrafo - Aeroflap

Categorias: Espacial, Notícias

Tags: Dragon Cargo, Espaço +, estação espacial, SpaceX, usaexport