A SpaceX iniciou as negociações com as autoridades da Austrália e dos Estados Unidos para iniciar as suas operações na costa australiana.
Segundo a Reuters, a negociação é um reflexo dos planos de Elon Musk em aumentar a sua presença na Oceania, mas depende diretamente de outros pontos, como o afrouxamento do controle de exportações dos EUA sobre tecnologias espaciais.
Com isso, a SpaceX pretende lançar a Starship a partir da sua instalação no Texas, mas recuperando o foguete na costa da Austrália, ainda sem detalhes sobre qual costa seria mais viável a recuperação.
Ainda na fase de discussão acerca dos obstáculos regulatórios, a SpaceX ainda precisa fazer um teste de recuperação na Austrália, com testes nos oceanos antes de avançar para o mesmo procedimento em terra.
Atualmente, o foguete Starship vem sendo a grande aposta da SpaceX como produto da próxima geração, sendo mais uma opção frente ao reutilizável Falcon 9. O Starship impressiona pelo tamanho (120 metros), bem como pela capacidade em lançar grandes lotes de satélites no espaço, sendo capaz de transportar astronautas e cargas militares.
Leia também:
- Avião com drogas é interceptado pela FAB no Amazonas
- Aeroporto de Caldas Novas registra aumento de 20% na movimentação no primeiro semestre
- Grécia assina compra de caças stealth F-35 dos EUA
Com informações: Reuters