SpaceX processa Comissão Costeira da California alegando perseguição politica

por Aeroflap

SpaceX processa Comissão Costeira da California alegando perseguição politica

Conforme noticiou a Reuters, a SpaceX, do bilionário Elon Musk, processou uma comissão da Califórnia em um tribunal federal, acusando os membros do de parcialidade política ao impedir que a empresa de empreendimentos espaciais aumentasse o número de foguetes que lança de uma base aérea dos EUA no estado.

PUBLICIDADE

A SpaceX processou a Comissão Costeira da Califórnia na terça-feira em Los Angeles, buscando uma ordem que proibiria a agência de regulamentar o programa de lançamento de foguetes Falcon 9 da empresa na Base Espacial de Vandenberg, em Santa Bárbara.

O processo alega que a comissão, que supervisiona o uso da terra e da água nos mais de 1.600 quilômetros de litoral do estado, exerceu injustamente poderes regulatórios sobre os lançamentos da empresa com base na desaprovação das opiniões políticas de Musk.

A agência, em sua reunião de 10 de outubro, disse que lançamentos espaciais comerciais não são atividades do governo federal e devem ser submetidos à autoridade de licenciamento de desenvolvimento costeiro da comissão.

Musk, que deu uma guinada acentuada para a direita, apoiou o candidato presidencial republicano Donald Trump e se tornou um mega doador, fazendo campanha para o ex-presidente e dizendo que aceitaria um papel no governo Trump se ele vencesse.

A Califórnia se tornou um estado fortemente democrata nas últimas décadas, com o partido ocupando cargos estaduais e apoiando candidatos democratas à presidência dos EUA em eleições recentes.

Um comissário do costeiro de 12 membros acusou recentemente Musk, que tem cada vez mais afirmado sua voz na corrida presidencial dos EUA, de “vomitar e tuitar falsidades políticas”.

O processo de Musk considerou qualquer consideração de suas declarações públicas imprópria, violando direitos de expressão protegidos pela Constituição dos EUA.

PUBLICIDADE

Também acusou a comissão de “excesso inconstitucional”, intromissão na segurança nacional dos EUA e outros interesses federais, e disse que os lançamentos na base não tiveram “nenhum efeito significativo nos recursos costeiros”.

“Raramente uma agência governamental deixou tão claro que estava excedendo seu mandato autorizado de punir uma empresa pelas opiniões e declarações políticas de seu maior acionista e CEO”, disse.

A SpaceX lança foguetes Falcon 9 da base aérea central da Califórnia desde 2013. A Força Aérea propôs aumentar o número de lançamentos da SpaceX de 36 para 50.

Via Reuters

PUBLICIDADE

Leia também: 

x