A ATR comunicou hoje a entrega do primeiro de dois ATR 72-600s para a airHaifa, uma recém-criada companhia aérea situada no Aeroporto Haifa Uri Michaeli (HFA), no norte de Israel. A companhia foi estabelecida em março de 2023 e está aguardando a conclusão de sua licença operacional com a Autoridade de Aviação Civil de Israel, prevista para setembro.
A airHaifa está focada em atrair os três milhões de moradores do norte de Israel para utilizar o HFA em vez do Aeroporto Internacional Ben Gurion de Israel. A companhia aérea planeja, em um primeiro momento, operar voos para destinos ao redor do Mediterrâneo e do Mar Vermelho, como Chipre e Eilat, que são perfeitamente atendidos pelos ATRs de 72 assentos.
O ATR 72-600 vem com dois motores turboélice Pratt & Whitney PW127XT-M de última geração, que garantem um desempenho otimizado, maior economia operacional e redução das emissões de CO2. Gonen Usishkin, CEO da airHaifa, disse que a companhia está “mais do que animada” com a chegada da primeira aeronave, um marco significativo na preparação para iniciar as operações comerciais.
“Nós nos concentramos no desenvolvimento sustentável, na satisfação dos ageiros e na conectividade regional; ao construir nossa frota em torno do ATR 72-600, continuaremos a contribuir ativamente para a prosperidade econômica da nossa região e a fornecer aos nossos clientes meios de transporte íveis, confiáveis, convenientes e socialmente responsáveis.”
Com o espírito inovador característico de startups, a companhia aérea foi formada por uma equipe de empreendedores da aviação israelense, liderada por Nir Zuk, o fundador americano-israelense da Palo Alto Networks, uma empresa de segurança cibernética. A equipe inclui também ex-executivos seniores da El Al Airlines, a transportadora nacional de Israel.
Com uma pista de apenas 4.324 pés, o aeroporto de Haifa é suficiente para o ATR 72-600, mas limita o tipo de aeronave que pode operar no HFA. Construído pelos britânicos em 1934, foi o primeiro aeroporto internacional de Israel antes da chegada do Aeroporto Internacional Ben-Gurion, próximo a Tel Aviv.
Leia também:
- Aeroporto de Brasília substitui lâmpadas das pistas de pousos e decolagens e reduz 85% no consumo de energia do terminal aéreo
- Swissport será a empresa de handling das aeronaves na Labace 2024
- KLM e ZeroAvia farão voo de demonstração de emissão zero usando hidrogênio líquido