window.dataLayer = window.dataLayer || [];function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag("set","linker",{"domains":["aeroflap-br.diariodoriogrande.com"]}); gtag("js", new Date()); gtag("set", "developer_id.dZTNiMT", true); gtag("config", "GT-KF6CTPP"); window._googlesitekit = window._googlesitekit || {}; window._googlesitekit.throttledEvents = []; window._googlesitekit.gtagEvent = (name, data) => { var key = JSON.stringify( { name, data } ); if ( !! window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] ) { return; } window._googlesitekit.throttledEvents[ key ] = true; setTimeout( () => { delete window._googlesitekit.throttledEvents[ key ]; }, 5 ); gtag( "event", name, { ...data, event_source: "site-kit" } ); }; window.googletag = window.googletag || {cmd: []}; googletag.cmd.push(function() { googletag.defineSlot('/22856830609/desktop-rodape', [728, 90], 'div-gpt-ad-1747357644543-0').addService(googletag.pubads()); googletag.defineSlot('/22856830609/mobile-rodape', [320, 100], 'div-gpt-ad-1747357759135-0').addService(googletag.pubads()); googletag.pubads().enableSingleRequest(); // googletag.pubads().collapseEmptyDivs(); googletag.enableServices(); });
 

Sukhoi LTS Checkmate é oficialmente apresentado; MiG mostra projetos de aviões navais

Su-75 sukhoi checkmate

O novo caça de Quinta Geração da Rússia, o Sukhoi LTS Checkmate, foi oficialmente apresentado hoje (20) na abertura do Salão Aeroespacial Internacional MAKS 2021, no Aeroporto de Zhukovsky, nos arredores de Moscou. A Rostec está realizando transmissão ao vivo neste momento, apresentando o Checkmate ao público geral. 

PUBLICIDADE

https://youtu.be/PNDrTSDmaZY

A primeira autoridade a conhecer o novo projeto da Sukhoi foi o Presidente Vladimir Putin, que foi apresentado ao mock-up da aeronave por Sergei Chemezov, chefe da Rostec, e Yuri Slyusar, Diretor Geral da United Aircraft Building Corporation (UAC). Putin viu de perto a aeronave, observando as baias de armamento, nas laterais da fuselagem, e o cockpit, que aparenta ter um display panorâmico semelhante aos encontrados no F-15EX Eagle II, JAS-39E/F Gripen e F-35 Lightning II. 

Yuri Slyusar deu alguns detalhes sobre a nova aeronave, afirmando que o LTS terá um raio de combate de 1.500 quilômetros, mais de sete toneladas de carga de combate e capacidade STOL (pouso e decolagem curta). O LTS – que já vem sendo chamado informalmente de Sukhoi Su-75 por conta dos números pintados na fuselagem – deve começar a ser entregue por volta de 2026-2027. O primeiro voo está previsto para 2023 e alguns internautas também já se referem ao avião como “Su-59”. 

PUBLICIDADE

“Eles são únicos em sua classe. Com raio de combate de 1.500 quilômetros, maior relação empuxo-peso, decolagem e pouso encurtados, mais de sete toneladas de carga de combate, que é um recorde absoluto para aeronaves desta classe”, disse o diretor da UAC. 

O cockpit do Sukhoi LTS Checkmate, apresentando um display grande semelhante ao usado no F-15EX, F-35 e JAS-39E/F. Imagem via redes sociais.

O jato poderá transportar mísseis de longo-alcance RVV-MD e de curto alcance RVV-SD, sucessores dos atuais R-77 e R-73, respectivamente. No escopo ar-solo, a presença do míssil de cruzeiro Kh-59 Ovod junto dos armamentos supracitados sugere que este também será empregado pela nova aeronave em ataques contra alvos de superfície.

O motor parece ser o Izdeliye 30, o mesmo que vai equipar o Su-57, substituindo o Saturn AL-41F1. Estima-se que o preço do Checkmate será por volta dos US$ 30 milhões. As primeiras imagens do avião surgiram na quinta-feira (15) enquanto era rebocado em Zhukovsky, dois dias depois que a Rostec anunciou que iria apresentar uma aeronave totalmente nova no MAKS 2021. No domingo (18) surgiram as primeiras imagens vazadas do novo avião enquanto era preparado para a apresentação de hoje. 

PUBLICIDADE

Projetos da MiG

Enquanto a Sukhoi apresentou um mock-up em escala do LTS Checkmate, a Mikoyan apresentou três pequenas maquetes representando novos projetos de um “Avião Leve Multifuncional”, um “Caça Embarcado Avançado Multifuncional” e por último uma “Aeronave Não-Tripulada Embarcada”. As imagens dos modelos foram publicadas no Twitter pelo usuário Michael Jerdev, e os três apresentam características stealth, apresentando baias de armamento internas.

“Apresentação de direções promissoras para o desenvolvimento de complexos de aviação MiG”. Tradução: João Almeida. Foto: Michael Jerdev.

Interessante notar que, visto de cima, o modelo do caça embarcado lembra o MiG 1.44, um antigo projeto que começou ainda na década de 1980 mas que não foi para a frente por conta da queda da União Soviética e a subsequente crise econômica enfrentada pela Rússia. O único protótipo só fez seu primeiro voo em 2000 e hoje descansa em Zhukovsky com vários outros aviões de testes e ensaios, como o famoso Su-47 Berkut. 

Caça Embarcado Avançado Multifuncional. Foto: Michael Jerdev.
Caça Embarcado Avançado Multifuncional. Foto: Michael Jerdev.
Avião Leve Multifuncional. Foto: Michael Jerdev.
UAV Embarcado. Foto: Michael Jerdev.

PUBLICIDADE

Ainda assim, a atração principal é o Sukhoi LTS Checkmate. O avião também será voltado para o mercado exterior, com Argentina, Índia, Vietnã e Emirados Árabes Unidos sendo os “países alvo” para se tornarem os primeiros clientes do novo caça furtivo da Rússia, como sugerido pelos trailers veiculados pela Rostec. 

https://youtu.be/Nnm0stFtnkw

Gabriel Centeno

Autor: Gabriel Centeno

Estudante de Jornalismo na UFRGS, spotter e entusiasta de aviação militar.

Categorias: Militar, Notícias

Tags: Checkmate, MAKS 2021, MIG, Rússia, Rostec, Sukhoi, usaexport