A Thaicom Public Company Limited, uma operadora asiática líder de satélites e empresa de tecnologia espacial, selecionou a Airbus para seu satélite de alta produtividade definido por software de nova geração.
A Airbus fornecerá um de seus mais recentes satélites projetados – um OneSat totalmente reconfigurável. Este satélite da Thaicom fornecerá conectividade estendida em banda Ku na região Ásia-Pacífico para milhões de usuários. A Thaicom lançou e operou oito satélites geoestacionários. Este é o primeiro satélite flexível da Thaicom, permitindo maior adaptabilidade em cobertura, frequência e capacidade, o que é crucial numa região tão dinâmica.
Jean-Marc Nasr, chefe de sistemas espaciais da Airbus, disse: “Este contrato significativo com a operadora líder de satélites Thaicom é o nono pedido de nossa linha pioneira de produtos OneSat, que é totalmente reconfigurável em órbita e oferece flexibilidade incomparável. Esta colaboração com a Thaicom é a primeira e esperamos continuar a construir o nosso relacionamento no futuro.”
Patompob (Nile) Suwansiri, CEO da Thaicom, comentou: “Estou muito satisfeito por termos escolhido a Airbus para construir nossa nova geração de satélite de alto rendimento definido por software (HTS). Como fornecedor líder mundial de tecnologia de satélite, confiamos que a Airbus será a nossa melhor escolha para construir o nosso novo satélite na localização estratégica de 119,5 graus Leste. Permitirá flexibilidade e reconfiguração instantânea para se adaptar dinamicamente às áreas de serviço e proporcionará um aumento significativo de confiança para os valiosos clientes e parceiros da Thaicom em toda a Ásia-Pacífico. Este é um marco significativo para a Thaicom à medida que avançamos para expandir ainda mais o nosso negócio de banda larga via satélite na região .”
Posicionado em órbita a 119,5° Leste, este satélite de última geração permitirá à Thaicom propor a outros operadores parceiros uma parte da capacidade de carga útil do seu satélite, reduzindo os seus custos e ainda garantindo que tenham controlo separado da sua capacidade de carga útil individual e flexibilidade .
A Airbus projetará e fabricará, além de também fornecerá componentes do segmento de controle de solo. A fabricante planeja entregar o satélite em 2027.
O Airbus OneSat pode ser totalmente reconfigurado em órbita, capaz de ajustar a área de cobertura, capacidade e frequência “on the fly” para atender aos cenários de missão em evolução. Ele se baseia na herança dos satélites geoestacionários de telecomunicações Eurostar ultraconfiáveis da Airbus e na experiência da empresa em constelações com OneWeb. O desenvolvimento do programa OneSat é apoiado pela ESA, bem como pela Agência Espacial sa (CNES) e pela Agência Espacial do Reino Unido.
Veja também:
- 22 anos do 11 de Setembro: O que mudou na aviação após os ataques?
- GOL retoma voos com Boeing 737-800 que é único na frota; entenda
- Voo da British Airways atrasa após tripulação ser assaltada no Rio
Vis: Airbus