A Força Aérea Portuguesa (FAP) é a primeira cliente de exportação do cargueiro tático brasileiro Embraer KC-390 Millennium. O primeiro de cinco aviões comprados em 2019 chegou ao país na semana ada e três dias após a entrega oficial a aeronave já cumpriu sua primeira missão operacional, apoiando atividades da OTAN.
O jato de matrícula 26901 deixou a sede da Embraer em Gavião Peixoto no dia 18/10, pousando na sua nova casa, a Base Aérea de Beja, no dia seguinte. No último domingo (22) o KC-390 português fez seu primeiro voo operacional com a FAP e a OTAN.
Operando com o Esquadrão 506 Rinocerontes, o KC-390 transportou militares e carga para as Ilhas Canárias, Espanha, em apoio ao exercício multinacional Ocean Sky 2023. Além do apoio do KC-390, Portugal também participa com os caças F-16 Fighting Falcon.
.@fap_pt's 🇵🇹 new KC-390 transport aircraft has entered service, conducting it's first force projection in Spanish-led exercise Ocean Sky 23
The KC-390 has intercontinental reach, capable of executing strategic and tactical, civil and military operations without limitations pic.twitter.com/Zv7IbDuxSm
— NATO Air Command (@NATO_AIRCOM) October 25, 2023
“Esta gama abrangente de capacidades permite à Força Aérea Portuguesa cumprir os requisitos necessários para a participação em operações militares sob a égide de alianças das quais Portugal faz parte, por exemplo, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO)”, afirmou o General-de-Brigada Sérgio Roberto Leite da Costa Pereir, Chefe do Gabinete do Chefe do Estado-Maior da FAP.
KC-390 x C-130
O Millennium foi desenvolvido pela Embraer e Força Aérea Brasileira para substituir o C-130 Hércules. Conforme observa o Comando Aéreo da OTAN – que celebrou o primeiro voo operacional do novo vetor da FAP – a maior diferença entre os dois aviões está na motorização, que no caso do cargueiro brasileiro são dois turbofans. Isso torna o KC-390 mais rápido e permite transportar cargas mais pesadas.
Além disso, o KC-390 oferece reabastecimento em voo como recurso padrão, complementando as frotas de aviões-tanque existentes. A FAP deve receber os aviões restantes até 2027.
Maior avião militar projetado e fabricado na América Latina, o C-390 tem conquistado o mercado. Além de FAB e FAP, as forças aéreas da Hungria, Holanda, Áustria e, mais recentemente, República Tcheca, também selecionaram o modelo. Países como Emirados Árabes Unidos, Coreia do Sul, Grécia, Suécia e Índia também tem interesse no cargueiro militar da Embraer.