A icônica e saudosa marca TAM muito em breve, irá desaparecer completamente do céus brasileiros. O último avião Airbus a voar com a pintura antiga da empresa, foi retirado de operação neste final de semana.
O Airbus A320 de matrícula PT-MZY realizou ontem (07) o seu último voo transportando ageiros a serviço da LATAM. Na ocasião ele operou o voo LA3377 entre Recife e Guarulhos.
O voo contou com o Comandante Robert Zwerdling como um de seus pilotos, ele registrou o momento histórico e emocionante através do Canal ASA.

O PT-MZY representa o fim de uma era, pois a partir de agora nenhuma aeronave da Airbus possui a pintura da TAM, colocando um ‘ponto final’ em uma história que durou 25 anos. Agora todas as aeronaves estão com a pintura da LATAM, companhia resultante da fusão com a LAN.
Já a marca TAM, segue voando mas agora somente no Boeing 767 e somente no PT-MSO, uma das três aeronaves do tipo em operação.
O Airbus A320 PT-MZY foi entregue originalmente à TAM em 2001, e faz parte da primeira remessa de jatos que a companhia comprou ao final dos anos 90, quando recebeu também seus primeiros aviões de grande porte Airbus A330.
A TAM foi a primeira companhia aérea brasileira a operar o modelo A320, iniciando uma trajetória de sucesso do modelo no país que é operado até hoje e provavelmente continuará por muitos anos, já que o Brasil já possuí diversos modelos da nova geração A320neo.
O fim da vida do agora antigo Airbus A320 da LATAM será o desmanche, assim como seus ‘irmãos’ foram nos últimos meses para os EUA. È previsto que a aeronave realize seu voo de despedida e devolução ainda nesta semana para o deserto.
A LATAM em breve, deverá receber novas aeronaves Airbus A320neo, dando continuidade ao seu processo de renovação da frota.
Veja também:
- Azul devolve mais um Embraer 195; aeronave voava com a pintura do capacete de Ayrton Senna
- Com vídeo: Entrega do primeiro MD-11 para a Varig teve agem baixa no Santos Dumont