A Airbus Chile inaugurou sua própria planta solar, que cobre 100% das operações da empresa durante o período de jornada de trabalho. Esteve presente Sophie Primas, Ministra Delegada de Comércio Exterior da França.
Com mais de 20 anos de presença direta no país, a Airbus mantém suas instalações no Aeródromo de Tobalaba. Onde estão os prédios de escritórios, o hangar MRO para helicópteros inaugurados em 2018, e o Centro de Treinamento da Airbus Chile. Este último é o centro de treinamento de pilotos de aeronaves da família A320, que hoje já conta com dois modernos simuladores.
A usina solar conta com mais de 729 painéis solares instalados, tem potência de 343 kW e irá gerar 519.161 kWh anualmente. As estruturas estão localizadas acima do estacionamento da empresa, bem como na cobertura do prédio principal.
O empreendimento foi construído no âmbito do sistema de serviços energéticos (ESCO), iniciando as primeiras obras em 2020 e terminando em 2024, com esta segunda fase. As licenças tiveram que ser solicitadas ao município de La Reina, mas também à Direção Geral de Aeronáutica e ao Aeroclube de Santiago, uma vez que foi necessário realizar um estudo de “Encandeamento e Distorção Eletromagnética”.
Em termos de sustentabilidade, este projeto evitará a emissão de 126 toneladas de CO2 por ano, o que equivale a iluminar 288 casas ou plantar 3.221 árvores.
Leia também: