A Universal Hydrogen, companhia desenvolvedora de combustíveis alternativos, formou um de consultores formado por ex-executivos da Airbus, incluindo o ex-presidente-executivo Tom Enders e o ex-diretor comercial John Leahy.
O também conta com ex-funcionários de cargos importantes da da istração Federal de Aviação (FAA): Carl Burleson, ex- adjunto interino e Lourdes Maurice, que chefiou o escritório de meio ambiente e energia da agência.
A Universal também contratou Rod Williams, ex-executivo da Bombardier e da empresa de aviação privada Wheels Up, como diretor comercial.
Sediada em Los Angeles (Califórnia), a companhia está desenvolvendo um sistema de distribuição de combustível de hidrogênio. Esse sistema poderá ser empregado pela Airbus para dar e a sua aeronave de ageiros movida a hidrogênio.
Após a divulgação do , a Universal também obteve financiamento da Trucks Venture Capital.
“Com este financiamento, a Universal Hydrogen está ampliando sua equipe de engenharia em Los Angeles, construindo módulos de hidrogênio líquido e gasoso em grande escala” disse a Universal. A desenvolvedora também testará protótipos totalmente movidos a hidrogênio, voltados para aplicações regionais e eVTOL.
A start-up visa desenvolver um sistema de abastecimento de hidrogênio-combustível baseado em “cápsulas” de combustível. A Universal encheria as cápsulas em locais de produção de hidrogênio e as enviaria aos aeroportos por meio das redes globais de frete existentes.
Para demonstrar a tecnologia, a Universal Hydrogen também está modificando um De Havilland Canada Dash 8-300 para ter um sistema de combustível de hidrogênio.
O esforço da Universal ocorre ao mesmo tempo em que a Airbus avança com o desenvolvimento de aeronaves conceituais movidas a hidrogênio, revelado em 2020. A Airbus disse que tal aeronave, que chama de “ZEROe”, poderia estar operacional em 2035.
Via Flightglobal