A USAF está modernizando seus aviões E-4B Nigthwatch, também conhecido como o “avião do juízo final”, isso graças a sua tecnologia secreta abordo.
As atualizações das aeronaves já estão acontecendo, sendo que a primeira das quatro aeronaves concluiu recentemente testes de desenvolvimento com um pacote de comunicação novo.
Outras atualizações instaladas no primeiro E-4B foram Sistema de Transmissão de Baixa Frequência (LFTS) e no Programa de Integração de Conferência Nacional de Voz Presidencial Avançada de Extrema Alta Frequência (APIP).

No entanto, não se sabe muitos mais detalhes desta aeronave, como já foi dito muito de seus sistemas avançados de comunicação são secretos.
O E-4B tem uma capacidade de para até 112 pessoas em seis seções: uma área de trabalho de comando, sala de conferências, sala de reunião, uma área de trabalho da equipe de operações, área de comunicações e área de descanso, de acordo com a USAF. A aeronave pode ainda ser reabastecida em voo.
A aeronave se conecta aos líderes do governo dos EUA através de “um avançado sistema de comunicação via satélite”.

“O E-4B é protegido contra os efeitos do pulso eletromagnético e possui um sistema elétrico projetado para ar eletrônicos avançados e uma ampla variedade de equipamentos de comunicação”, afirma a USAF.
Além disso tudo, a aeronave E-4B também é o transporte pessoal do Secretário de Defesa do EUA.