O primeiro esquadrão de caças F-35C do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) está partindo para sua primeira viagem à região do Indo-Pacífico. O VMFA-314 Black Knights, com sede na Estação Aeronaval de Fuzileiros de Miramar, na Califórnia, estará embarcado no porta-aviões nuclear USS Abraham Lincoln (CVN-72).
O Abe, como é popularmente chamado, está liderando o Carrier Strike Group 3 (CSG 3), partindo para sua viagem com a Ala Aérea Embarcada 9 (CVW-9). O porta-aviões deixou o porto de San Diego na segunda-feira (03). Acompanhando o navio estão o cruzador de mísseis guiados USS Mobile Bay e os destroyers USS Fitzgerald, Gridley, Sampson e Spruance.

Em 2020, o VMFA-314 se tornou a primeira unidade dos Fuzileiros Navais a receber o F-35C Lightning II, variante para operações em porta-aviões. O esquadrão, que antes operava o F/A-18C/D Hornet, atingiu a capacidade operacional plena com o novo caça em julho de 2021.
“Nosso esquadrão tem o orgulho de ter sido o pioneiro do programa F-35C por meio do stand-up e da transição para a mais nova aeronave de caça do Departamento de Defesa”, disse o Major Zachary P. Hartnett, oficial executivo do VMFA-314.
“A conclusão desta fase de treinamento agora permite que nosso esquadrão mude nosso foco para a próxima tarefa, a primeira implantação do Corpo de Fuzileiros Navais a bordo de um porta-aviões com o F-35C Lightning II no início do próximo ano.”

“Toda a equipe do CSG 3 está treinada e pronta para deter e, se necessário, vencer conflitos conforme convocado pelos líderes de nosso país”, afirma o Contra-Almirante JT Anderson, comandante do CSG 3. “À medida que partimos hoje neste desdobramento programado, sei que os marinheiros e fuzileiros navais desta equipe continuarão a servir a esta grande nação e seu povo. É uma honra fazer isso.”
Além dos F-35C do USMC, o Abe Lincoln também recebe os CMV-22B Osprey do esquadrão VRM-30 Titans, o primeiro a receber este modelo na Marinha dos EUA. O Osprey está substituindo o C-2 Greyhound nas missões de Carrier On Board Delivery. As novas aeronaves estão integradas com os F/A-18E/F, EA-18G, E-2D e MH-60R/S da Ala Aérea.