O Aeroporto de Brasília iniciou hoje (17/02), a movimentação dos dois aviões Boeing 767-200 (PT-TAA e PT-TAB) da massa falida da TransBrasil dentro do sítio aeroportuário. A retirada das carcaças faz parte de uma solicitação do Ministério de Portos e Aeroportos. As aeronaves foram leiloadas em 2013 e desde então nunca foram retiradas do terminal candango.
Vídeos e fotos que estão circulando nas redes sociais, várias pessoas registraram o momento da movimentação das duas aeronaves. Segundo informações do Aeroporto de Brasília, o processo de retirada deve levar cerca de três meses até a sua conclusão.
Ver essa foto no Instagram
Veja também:
- Youtuber registra incrível decolagem do A380 da Emirates em Guarulhos nunca visto antes
- Saiba quanto custa um avião E-Jet da Embraer
- Embraer está com diversas vagas abertas; veja como se candidatar
Durante o processo de retirada, as aeronaves começarão a ser desmontadas e colocadas de forma segura em um caminhão para transporte para fora do aeroporto. Ainda não se sabe qual será o próximo destino para o armazenamento dos aviões.
PT-TAA: O PRIMEIRO BOEING 767 DA AMÉRICA LATINA

Sendo uma das atrações do Show aéreo de Paris Le Bourget em 1983 sob a matrícula N8277V, a TransBrasil se tornou o cliente lançador da América do Sul do Boeing 767–200 quando recebeu esta aeronave em 23 de junho do mesmo ano com a matrícula PT-TAA.

PT-TAB
Parado ao lado do seu irmão PT-TAA, este Boeing 767–200 sob o registro PT-TAB foi entregue para a TransBrasil em 11 de julho de 1983, permanecendo na companhia aérea até o final da sua vida operacional, em dezembro de 2001.
Para quem quer matar a saudade e conhecer um pouco a história da TransBrasil, fizemos um artigo com mais detalhes acerca das aeronaves da companhia que estão em Brasília, para ar, basta clicar aqui.
Com informações: Aeroporto de Brasília