Certamente a data de hoje (31) será lembrada por anos como uma das mais emblemáticas da história da aviação. Pois a Boeing encerrará em definitivo a produção da ‘Rainha dos Céus’ com a sua 1.574ª e última entrega do tipo.
Por conta do momento especial, a Boeing está preparando mais do que uma entrega, o fabricante fará uma celebração especial que envolverá funcionários atuais e aposentados, bem como fornecedores que ajudaram a trilhar a produção do icônico quadrijato apelidado de Jumbo.
Com isso, a Boeing irá transmitir ao vivo o evento especial, disponibilizando a gravação para aqueles que não puderem acompanhar ao vivo (clique aqui para ar).
A última aeronave a ser entregue será o N863GT, um Boeing 747-8F da Altas Air. O avião desde o final de 2022 realizou 5 voos de testes e tinha a previsão de ser entregue no apagar das luzes do ano ado, entretanto, a Boeing optou por postergar a entrega dado o momento histórico.
Curiosamente, o N863GT conta com um adesivo na fuselagem em homenagem a Joe Sutter, considerado o pai do Boeing 747
Joe Sutter en el último 747 producido 😭 pic.twitter.com/h31zvGgiiL
— mauro777 🛩️ (@mauro777er) January 15, 2023
Para os entusiastas de plantão, o evento da Boeing está marcado para iniciar por volta das 18 horas (horário de Brasília). Após a entrega, o N863GT irá operar em conjunto pela Atlas Air e a Apex Logistics.
Com a entrega do Boeing 747-8F de matrícula N863GT para a Atlas Air, o fabricante norte-americano encerrará a produção do 747 com 1.574 aeronaves entregues durante 55 anos. Deixando para o Boeing 777 o reinado de maior aeronave em produção, tanto de ageiros como de cargas.