O aeroporto internacional Salgado Filho, no Rio Grande do Sul, iniciará a operação de voos comerciais novamente a partir de 21 de outubro. O anúncio foi realizado nesta quinta-feira (8) pelos ministros Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos, e Paulo Pimenta, da Reconstrução. Segundo a concessionária, o aeroporto deverá operar com capacidade total a partir de 16 de dezembro.
A venda de agens aéreas foi autorizada para a partir de 9 de agosto. A retomada dos voos será gradual, com 128 operações diárias (pousos e decolagens) previstas das 8h às 22h. Antes da interrupção temporária, o aeroporto de Porto Alegre recebia voos de seis empresas aéreas no mercado nacional.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) distribuirá os slots e horários, determinando quantos voos cada companhia aérea poderá operar inicialmente.
“Nós estamos autorizando, a partir de amanhã, a retomada da venda das agens aéreas para o estado do Rio Grande do Sul, para o Aeroporto Salgado Filho. Serão 128 voos diários, o equivalente a mais de 900 voos semanais, o que equivale a mais de 3 mil voos por mês. Então isso vai, sem dúvida alguma, acelerar a retomada da economia do Estado”. Disse Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos na última quinta-feira.
Leia também: