O Comando de Operações Especiais Sul dos Estados Unidos (SOCSOUTH) divulgou na segunda-feira (11) imagens de um treinamento realizado no Mar do Caribe, em meio as tensões de um possível conflito entre Guiana e Venezuela. O vídeo mostra o momento em que um avião AC-130 Ghostrider atira em alvos simulados durante a atividade realizada na última quinta-feira (07), mesmo dia em que os EUA realizaram manobras militares na Guiana.
As imagens divulgadas nesta semana mostram o AC-130J, visto por um sensor infravermelho (FLIR), fazendo uma curva para a esquerda enquanto dispara o canhão GAU-23/A de 30 mm.
“Nossos meios aéreos #SOF [Forças de Operações Especiais] conduzem rotineiramente treinamentos e exercícios na área de responsabilidade do SOUTHCOM para permanecerem alertas e ágeis no apoio à força conjunta e às nações parceiras”, diz a publicação do SOCSOUTH.
“Fire for Effect” An AC-130J Ghostrider gunship takes aim on training targets over the Caribbean Sea, Dec. 7, 2023. Our #SOF air assets routinely conduct training and exercises in the @SOUTHCOM area of responsibility to stay sharp and agile in of the t force and… pic.twitter.com/r3b8a0lKqs
— SOCSOUTH (@SOCSOUTH) December 11, 2023
O SOCSOUTH é responsável pelas atividades de operações especiais dos EUA na área de atuação do Comando do Sul (SOUTHCOM), que engloba Caribe e América do Sul. Pelo X (antigo Twitter). Pelo Twitter (atual X), o Comando disse que “forças especiais dos Estados Unidos realizaram uma evolução de treino conjunto no Sul das Caraíbas que incluiu elementos da Força Aérea, Marinha e Guarda Costeira. O evento não só aprimorou a prontidão e a interoperabilidade, mas também demonstrou capacidade e segurança para a região.”
Operado pelo Comando de Operações de Especiais da Força Aérea dos EUA (USAF), o AC-130 é usado para dar e de fogo aos operadores em solo. O modelo, baseado no cargueiro C-130, surgiu na Guerra do Vietnã e vem evoluindo desde então.

Sua última e mais moderna versão possui aviônicos digitais integrados, novos softwares de gerenciamento de missão, sistemas de navegação e comunicação segura de última geração e outros itens. Quanto aos armamentos, o AC-130J possui, além do canhão de 30 mm, um obuseiro de 105 mm, ambos montados do lado esquerdo, e pode carregar mísseis AGM-114 Hellfire e AGM-176 Griffin e bombas GBU-39, GBU-44 e GBU-53.