A Rússia perdeu outro bombardeiro estratégico Tu-22M3 na guerra na Ucrânia. O jato supersônico foi filmado caindo em chamas e explodindo perto da Rodovia R-255. Imagens nas redes sociais mostraram os destroços espalhados pela área. Desde o início da invasão em grande escala da Ucrânia, a Rússia confirmou a perda de pelo menos cinco bombardeiros estratégicos.
De acordo com autoridades russas, a causa do acidente foi um mau funcionamento técnico. O incidente aconteceu no distrito de Cheremkhiv, na região de Irkutsk, na Sibéria, que está a milhares de quilômetros da linha de frente e fora da área de conflito, bem além dos ataques de drones ucranianos mais distantes na Rússia.
Os primeiros relatórios indicam que toda a tripulação conseguiu ejetar, mas um dos quatro tripulantes faleceu, enquanto os outros três sobreviveram e foram hospitalizados em diferentes estados.
No início de 2024, o IISS estimou que a Força Aérea Russa possuía 57 bombardeiros Tu-22M3 em serviço, enquanto a Diretoria Principal de Inteligência da Ucrânia avaliou que a Rússia mantinha 27 unidades operacionais.
💥 Russia: Tu-22M strategic bomber crashed over Irkutsk region due to a “technical malfunction.” pic.twitter.com/j6WVp8Yky2
— Igor Sushko (@igorsushko) August 15, 2024
Leia também: