Um avião de pequeno porte convertido em drone suicida foi usado para atacar uma fábrica de drones da Rússia nesta terça-feira (02). Um vídeo mostra a aeronave não-tripulada explodindo ao se chocar contra o edifício na cidade de Yelabuga, na região do Tartaristão, distante cerca de 1200 km da fronteira com a Ucrânia.
Kiev reivindicou a autoria do ataque, que segundo o Ministério da Saúde da região, deixou 13 feridos. A ação marcou o ataque mais longo já realizado pela Ucrânia contra um alvo dentro da Rússia. A fábrica produzia drones Shahed, de origem iraniana e amplamente utilizados pelos russos contra a Ucrânia. Outro ataque também atingiu uma refinaria de petróleo nas proximidades de Nizhnekamsk.
Em uma das imagens registradas por populares, é possível ver um grande número de pessoas observando o pequeno avião antes do ataque. No momento da explosão, todos correm buscando abrigo.
Small Ukrainian plane – modified to fly without a pilot – crashes into industrial building in Yelabuga, Russia.
More than 800 miles (1,300 km) from the border, it's Ukraine's deepest strike into Russian territory since the war began. 12 people were injured. pic.twitter.com/PovQY4Q9hh
— BNO News (@BNONews) April 2, 2024
Internautas identificaram um Aeroprakt A-22 Foxbat como o drone improvisado usado no ataque. Trata-se de um ultraleve esportivo, fabricado na Ucrânia e vendido em forma de kits montáveis.
O líder regional do Tartaristão, Rustam Minnikhanov, disse que os drones não causaram danos “graves” à infraestrutura da fábrica de drones ou da refinaria, afirmando ainda que as operações de produção não foram afetadas. A Inteligência Militar da Ucrânia (HUR), por sua vez, disse que o ataque em Yelabuga “causou uma destruição significativa das instalações de produção de drones”. Yelabuga está localizada na “zona econômica especial” de Alabuga, uma área com um sistema jurídico especial destinado a atrair investimento estrangeiro.
The aircraft used shows indeed some similarities to the one I am flying.
Very much hope, this won’t have negative implications for the aircraft manufacturer. pic.twitter.com/3oJjsJE8qX— Julian Röpcke🇺🇦 (@JulianRoepcke) April 2, 2024
PUBLICIDADE
“Continuamos a trabalhar sistematicamente para garantir que a Rússia tenha cada vez menos oportunidades de financiar a guerra contra a Ucrânia. Continuaremos a cortar o oxigênio ao país dos postos de gasolina para minimizar o fluxo de petrodólares para o orçamento militar da Federação Russa”, disse um funcionário do HUR.