O Greyhound C-2A é um versátil cargueiro da Marinha dos EUA. A aeronave é conhecida por operar há anos em porta-aviões, fazendo as mais versáteis funções possíveis através de diversas variantes do modelo.
No entanto, o piloto Rob Roy, ativo da Marinha dos EUA, decidiu aproveitar sua escala de trabalho no dia 24 de dezembro de alguns anos atrás para fazer algo legal: Mostrar a decolagem do C-2A com o uso de uma catapulta no porta-aviões USS Harry S. Truman.
O C-2A é bastante peculiar para operar em um porta-aviões, apesar de ser direcionado para este tipo de missão, e no vídeo Roy mostra vários os cuidadosos de operar essa aeronave no Harry S. Truman.
Vamos acompanhar no curto vídeo abaixo:
E na descrição Roy diz que pousar no porta-aviões é bem pior do que decolar do mesmo, sendo que este último é quase tão rápido quanto piscar os olhos.
O Grumman C-2A Greyhound é uma aeronave de carga de asa alta, bimotor, projetada para realizar a missão COD (Carrier Onboard Delivery): transporta equipamentos, ageiros (incluindo visitantes ilustres ocasionais), suprimentos e correio de e para aeronaves da Marinha dos EUA operadoras.