Circulam nas redes sociais vídeos de um helicóptero H-60L Black Hawk, um avião de transporte C-105 Amazonas e duas aeronaves de ataque leve A-29 Super Tucano sobrevoando a cidade de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, em formação.
Segundo apurado, o sobrevoo das aeronaves é um treinamento para cerimônia de agem de comando da Ala 5 (Base Aérea de Campo Grande), que será realizada amanhã às 10h30. A informação também foi confirmada pela assessoria da Ala 5 ao portal Campo Grande News.
Vídeo enviado por Alexandre Furtado
Vídeo enviado por Rafael Souza.
Atualmente a Ala 5 é sede dos esquadrões:
- Esquadrão Pelicano (2º/10º GAv), unidade dedicada às operações de busca e resgate (SAR), operando com as aeronaves H-60L Black Hawk e SC-105 Amazonas/Amazonas-SAR.
- Esquadrão Onça (1º/15º), unidade de transporte que emprega o C-105 Amazonas em missões de lançamento de cargas e paraquedistas, evacuação aeromédica, transporte de tropas, suprimento logístico e outras.
- Esquadrão Flecha (3º/3º GAv), unidade da Aviação de Caça que opera o A-29A/B Super Tucano na formação de líderes de esquadrilha de caça e vigilância de fronteiras.
- Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (PARA-SAR), organização que opera em proximidade com o Esquadrão Pelicano. Os militares do PARA-SAR são especializados nas missões de busca e resgate em quaisquer condições.
Desde 2018 a Força Aérea Brasileira realiza na Ala 5 o Exercício Tápio, com o objetivo de treinar seus militares nas missões de busca e salvamento em combate (CSAR) e outras operações, simulando diversos cenários de guerra e recebendo diversos esquadrões de caça, transporte, reconhecimento e asas rotativas.

Nota do Editor: que agem bonita! Agradecimentos ao Rafael e Alexandre por disponibilizarem os vídeos.