Ao largo da costa sul da Espanha, Susana Carballo Cuesta olha para fora do avião, para ver os caças se reunindo em torno dele. Quando os jatos se aproximam, eles diminuem a velocidade.
“Os jatos pareciam flutuar embaixo de nós, a menos de 20 metros de distância. Você podia ver os pilotos nos cockpits”.
Estas são as palavras do Engenheiro Chefe da Airbus no Transporte de Petroleiro de Múltiplos Papéis (MRTT), e ela está descrevendo a experiência de testemunhar em primeira mão as missões de reabastecimento ar-ar da aeronave.
Susana e sua equipe estão sempre trabalhando para melhorar o MRTT, concentrando-se particularmente em melhorar a segurança desses importantes recursos de reabastecimento.
Assim, em 20 de junho de 2018, quando o MRTT concluiu o primeiro reabastecimento automático ar-ar (3AR) do mundo com um grande avião receptor, marcou um momento significativo de progresso, provando que essas operações cruciais poderiam se tornar mais seguras do que nunca.
“Duas aeronaves voando perto o suficiente para serem acopladas é sempre uma manobra arriscada. Envolve muito estresse para o operador ”, explica Juan Cabrera García-Ochoa, engenheiro chefe do projeto de reabastecimento automático. “Operações mais seguras são sempre um dos principais impulsionadores”.

“Estamos tentando eliminar o erro humano das missões de reabastecimento, pois isso torna o processo significativamente mais seguro”, acrescenta Susana.
O sistema 3AR reduz a carga de trabalho do operador de lança de reabastecimento ao automatizar o processo de contato e reabastecimento. Isso não apenas melhora a segurança, mas também torna o processo mais rápido em condições operacionais.

Após testes de sucesso, a Airbus está agora introduzindo o sistema na atual produção do A330 MRTT – o único transporte de petroleiros de nova geração em operação atualmente.
Além de reabastecer todos os tipos de receptores, a aeronave três-em-um é capaz de transportar até 300 pessoas, ou pode ser configurada para acomodar até 40 macas para missões de evacuação médica.
Fonte: Airbus Defense